O que aprendi em 2016

05:58

O ano de 2016 foi um dos mais difíceis pra mim, em vários sentidos. Adquiri mais responsabilidades e parei de ignorar a importância delas. Quando você é adolescente, você sabe que tem coisas que precisam ser feitas, mas você ignora até onde der. Só que chega uma hora que não dá mais e você precisa acordar pra vida (ou pelo menos fingir que acordou). 
Listei algumas das coisas que aprendi nessas idas e vindas que a vida dá. A maioria delas você já deve ter ouvido por aí, mas não levou a sério. Quem sabe ouvindo várias vezes a gente coloca na cabeça de uma vez por todas, né?! haha

1. Dramatizar as coisas pode parecer poético, mas dá trabalho e só complica as coisas. Eu sinto muito, sempre senti. As coisas me afetam muito e geralmente me deixam triste facilmente. Mas será que posso aceitar essas coisas simplesmente porque "eu sou assim"? A verdade é que este ano aprendi que você não precisa aceitar todos os seus detalhes, você pode mudá-los se eles estiverem te fazendo algum mal. Aceitar-se é incrível, mas evoluir é essencial.
Foto: Reprodução/Tumblr
2. Procrastinar não é bonito, nem engraçado. No meu caso (e acredito que no caso de muitas outras pessoas), procrastinar só faz com que a ansiedade aumente e você não consiga ficar tranquilo nunca. Sempre que eu sei que estou fazendo alguma coisa, quando deveria estar fazendo outra, eu nunca consigo aproveitar os momentos 100%, porque sei que não estou fazendo a coisa correta ou porque tem algo que depende de mim a ser feito. Fora aquela história de que quanto mais você acumula afazeres, pior será depois para realizá-los. 
Isso eu aprendi na marra mesmo. Na verdade, isso foi uma coisa que eu sempre ouvi, mas quando a gente descobre por nós mesmos parece que faz mais sentido, né?!

3. Realizar uma coisa de cada vez e viver cada momento intensamente. Este ano, em uma aula de Teorias da Comunicação, minha professora abriu uma discussão sobre o fato de nunca aproveitarmos os momentos por completo. Estamos sempre preocupados com os pais, o namorado, com o que vamos fazer depois, etc. Nunca estamos inteiramente focados no que estamos fazendo. Isso faz com que as pessoas nunca descubram o que você é por inteiro, nem você. As pessoas só conhecem uma parte de ti. Vai dizer que não é incrível quando você está fazendo algo e percebe que muitas horas se passaram e você nem viu? Isso acontece quando você se entrega inteiramente a algo.
Foto: Reprodução/Tumblr
4. Comemorar as pequenas vitórias é estimulante e nos deixa mais feliz. Eu normalmente não fico feliz quando realizo coisas. "Aprendi a desenhar = mas tem gente que desenha muito melhor. Fiz uma foto incrível = existem fotos muito mais incríveis desta mesma coisa. Arrumei um emprego bacana = existem empregos muito melhores e com salários muito mais altos." Esse tipo de pensamento parece comum para você? Saiba que isso é auto sabotagem. Tentar ser melhor sempre não é ruim, mas se você nunca achar nada bom, você nunca estará feliz. Na dúvida, pense se você cobraria tanto a pessoa que ama quanto está cobrando a si mesmo.

5. Pensar mais antes de comprar as coisas faz com que você sinta que tem um controle maior sobre a própria vida. Os anúncios e tudo o que vemos no dia a dia nos fazem querer ter muitas coisas. No meu caso, as roupas e calçados estão sempre me assombrando (e sendo jogadas na minha cara pelo Facebook). Depois que descobri os brechós, minha relação com esse tipo de consumismo ficou mais tranquila, mas ainda sofro bastante quando quero comprar algo e não posso. O bacana é tratar esse tipo de coisa como um desafio do tipo "eu posso não comprar, eu mando no meu dinheiro, a propaganda não vai me convencer" hahah. Além disso, criar outros pequenos desafios como arrumar a cama todos os dia e, sei lá, caminhar meia hora por dia, faz você sentir que tem um controle maior também.

6. As redes sociais podem destruir seu emocional, é preciso ter cuidado. O Instagram está cheio de mulheres com aparências inalcançáveis e padrões de vida que a maioria não pode ter. É importante cair na real e não pensar que você é uma vítima ou que foi passado pra trás. Olhe a sua volta e perceba que a vida não é um mar de rosas e que tem gente com ainda menos privilégios que você. A ideia não é se contentar simplesmente porque tem gente pior do que você, mas entenda sua posição e haja com a consciência de que toda realidade é diferente, e talvez você tenha até sorte por estar onde está.

8. Empatia é agir pensando os outros e entender que cada pessoa age e pensa de uma forma diferente. As vezes é tão difícil pra a gente entender como algumas pessoas conseguem agir de determinadas formas, não é mesmo?! Mas é importante saber que realidades diferentes formam pessoas e pensamentos diferentes. É claro que não se pode entender e aceitar tudo, mas é essencial pensar em como você pode afetar as pessoas com as suas ações.
Foto: Reprodução/Tumblr
9. Aprender a curtir a própria companhia fará você ver o mundo de outra forma. Durante grande parte da minha adolescência eu pensei que ser feliz era ser popular (vulgo, ter muitos amigos e não me sentir carente nunca), ter alguém que me amasse, etc. Depois de um tempo, fui me contentando com poucos amigos e percebi que ter pessoas que confio e que me respeitam por perto é melhor do que a quantidade. Neste último ano, percebi que sentir que a sua própria companhia é o bastante é a melhor sensação de todas. É claro que ter gente por perto é maravilhoso, mas nem sempre isso é possível e nem sempre será agradável. Além disso, só quando você está sozinho você consegue ser exatamente quem é, e assim se conhecer melhor e descobrir qual é a sua forma de pensar

10. Nem sempre as coisas boas começam boas. Esses dias, assistindo Kung Fu Panda com meu sobrinho, eu ouvi uma frase do filme que era mais ou menos assim: "Se você só fizer o que já sabe, nunca será mais do que já é". Esta frase explica bem o que quero dizer com este item. Você nunca será bom em algo, se não passar pelo momento chato, tedioso e irritante de aprender. Quantas coisas você já quis muito fazer, mas desistiu porque seria uma grande caminhada até aprender ou se acostumar? Tocar violão? Nadar? Academia? Desenhar? Falar uma outra língua? As coisas que você mais se orgulha de ter feito, são as que mais te exigiram disciplina.

Um feliz 2017 para você, que este ano seja lindo, florido e que muitas novas (e boas) ideias surjam. Me acompanhe também pelo Instagram, lá você encontra novas publicações todos os dias.


You Might Also Like

3 comentários

  1. como eu amo posts sobre isso <3 aliás, amei o seu! me identifiquei muito! sobre as redes sociais, gente...cada vez mais eu quero me afastar de tudo, tudo que envolve a vida onlinne tem me machucado e tá dificil lidar com isso. Curtir a propria companhia é tudo! aprendi isso esse ano tbm, é ótimo dms! Você é um amor, aaa

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas lições aprendidas em 2016, muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Cada item valioso, e sempre estaremos aprendendo algo novo.
    Sobre conhecer a si mesma, se tiver a oportunidade de viajar sozinha, nem que for só um fds, super recomendo! Vc se conhecerá ainda mais, vale super a pena.
    Adolescência nos cria muitas expectativas e falsos desejos, que bom que amadurecemos e aprendemos :)
    Feliz 2017!

    Beijos, Isis
    www.isistomie.com
    www.elefantevoador.com

    PS: Vc pulou o número 7

    ResponderExcluir