A chacina de Campinas e os discursos de ódio na internet

11:00

É noite de Réveillon. Um homem de 46 anos entra na casa de sua ex mulher e seu filho, possuindo uma arma com a numeração apagada e 10 bombas caseiras, as quais ele mesmo produziu. Com sua pistola de 9 mm atinge a ex, o filho (de apenas 8 anos), e outras 10 pessoas que faziam parte da família e também estavam no local. O motivo? A disputa pela guarda do filho na justiça e, é claro, o machismo.
Em 2012 ele havia sido acusado pela mãe do menino de abuso sexual contra o filho do casal, mas a justiça ponderou o crime, declarando que não haviam provas. Depois disso, ele passou a poder visitá-lo apenas nos domingos e somente a mãe, detentora da guarda, poderia buscá-lo na escola. Além disso, esta matéria da Folha afirma que o menino morto já havia dito à professora que quando crescesse, mataria o pai.
Na tarde de ontem, o Estadão publicou uma carta deixada pelo autor da chacina, que você pode ler aqui. O texto é pesado e cheio de ameaças, motivado principalmente por ideologias políticas e pensamentos extremamente machistas. Possui frases como "Não sou machista e não tenho raiva das mulheres (essas de boa índole, eu amo de coração, tanto é que me apaixonei por uma mulher maravilhosa, a Kátia) tenho raiva das vadias que se proliferam e muito a cada dia se beneficiando da lei vadia da penha!" e também "Sei que me achava um frouxo em não dar uns tapas na cara dela, mas eu não podia te dizer minhas pretensões em acabar com ela! Tinha que ser no momento certo. Quero pegar o máximo de vadias da família juntas". A última frase mostra claramente que ódio dele era contra MULHERES, e não simplesmente contra a mãe do menino. 
Levando em consideração que a mulher já havia se libertado da dominação do relacionamento e que estava tentando fazer o mesmo para proteger o filho, um filho que já havia mostrado sentimentos de ódio ao pai, incomuns para uma criança de 8 anos. E também a denúncia do abuso realizado pelo pai. A comprovação realizada pela chacina de 12 pessoas ainda não é o bastante para que as pessoas percebam o que está acontecendo? Um homem que chegou ao ponto de agredir e matar alguém, não deveria ser afastado do filho?  O sentimento de posse deste homem foi tão grande, que não permitiu que a mãe e o filho seguissem as próprias vidas.

Mas aonde quero chegar entrando neste assunto por aqui? O que quero salientar, é que homens com pensamentos como o deste assassino estão soltos por aí e estão mais perto do que você imagina. E nós podemos encontrá-los facilmente em uma simples pesquisa na internet. Pouco tempo depois de a mídia divulgar o acontecido, muitos comentários justificando o crime surgiram nas redes sociais. Enquanto eu lia detalhes do acontecimento nos canais online da Veja, G1 e UOL, me deparei com muitos comentários com discursos de ódio, como estes:
(Apaguei o sobrenomes, mas se você acessar os sites da Veja, UOL e g1 encontrará estes e outros ainda piores)
Ao que parece, para quem pensa como as pessoas dos comentários acima, as mulheres e filhos são como propriedades, não são pessoas autônomas. E utilizam argumentos como "ele surtou" e "perturbamento psicológico" como justificativa. Além, é claro, dos que concordam com o ato do homem, por acreditarem que mulheres que não obedecem às vontades do pai merecem morrer.



Quantas vezes você já viu frases parecidas com as do texto da carta ou dos comentários acima?! Quantas pessoas você conhece que chamam as feministas de "vadias" "sapatonas" ou que são "mal amadas"? Quantas vezes você já viu comentários como estes cheios de curtidas e comentários de apoio? Quantos homens você conhece que não aceitaram uma separação? Qual o tamanho da sua certeza de que não há homens como este espalhados por aí e até mesmo próximos de você? 
Pessoas que debocham dos direitos humanos estão em todos os lugares, e principalmente nas redes sociais, escondidos atrás de máquinas que passam a falsa impressão de segurança. Covardia. 
O caminho que temos pela frente ainda é longo, por isso precisamos nos impor quando presenciarmos qualquer expressão de machismo, inclusive no meio digital. A internet é um espaço aberto para que muitas pessoas como este homem disseminem discursos de ódio e adquiram ainda mais seguidores. É muito importante que estejamos atentos ao mal que as redes sociais e todo o meio digital pode estar causando para a nossa sociedade (e nós nem estamos percebendo). 
Distribuir ideias de amor e carinho é ainda uma ótima maneira de fortalecer a esperança de um mundo melhor. Esperamos que 2017 não seja um ano com mais notícias horríveis como esta.





You Might Also Like

29 comentários

  1. Ótimo texto Jana, mas com tantas notícias assim (ontem mesmo teve um estupro coletivo em caxias) não consigo me sentir empolgado em combater o machismo e sim frustrado com a proporção que as coisas andam tomando. :( Kelvin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Kelvin :( Cada dia uma notícia pior!
      Obrigada <3

      Excluir
  2. Adorei o texto amore!!! Tanta coisa assim vem acontecendo !! Na praia um homem bateu numa mulher pq ela stava de biquíni tenso a situação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sério??? E chamaram a polícia? O que aconteceu depois?

      Excluir
  3. É muito triste saber de uma noticia dessas. Machismo... sinceramente eu parei de assistir tv, por esse e outros motivos que eu realmente não suporto ficar sabendo, é lamentável, é surreal o que o machismo faz com tantas famílias, inclusive com a minha que luto todos os dias contra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Simone. Todos os dias recebemos notícias terríveis. Mas ao invés de fechar os olhos, devemos sempre tentar combater o machismo. Com muita informação e vontade de mudança as coisas vão melhorar, tenho certeza!
      Um beijo

      Excluir
  4. Que droga que tem gente que achou isso ótimo! Achei um absurdo isso. E uma perda irremediável para os familiares.

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
  5. É repugnante como muito homens se protegem o tempo inteiro, inclusive, em calamidades dessas. É depois de ver comentários como estes, dos defensores do assassino, que eu tenho medo. Eles realmente estão soltos e muito mais perto do que nós imaginamos.
    Este caso me deixou tão atordoada que quando me contaram por boca, antes deu ler a noticia no jornal, achei que fosse mentira, mas infelizmente tudo isso é real e mais comum do que nossos olhos imaginam :( triste.

    Um beijo e feliz 2017 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece coisa de cinema né? Imagina, em pleno Reveillon? :(

      Feliz 2017 para você também, muita paz e amor <3

      Excluir
  6. Quantas pessoas ruins, meu Deus!
    Eu vi essa notícia.. Fiquei em choque na hora! :(

    Feliz 2017.
    Karol Campos | http://www.karolcampos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos ficamos em choque, Karol! :(
      Um feliz 2017 para você também!!

      Excluir
  7. Lendo esse texto me deu um aperto no coração, acredito que seja porque isso é verdade e não acho que vá acabar tão cedo. Essa história é bem triste, e ver esses comentário é mais ainda. Eu não acho errado as mulheres lutarem pelos seus direitos, até porque nós somos capazes de fazer muitas coisas. Mas também não dá para mudar de uma hora para outra. No passado, o homem tinha muito mais direitos que as mulheres, além disso eles possuem uma força física consideravelmente maior e eu acho que eles estarem cientes disso é um dos grandes motivos de tanto machismo. Provavelmente a falta de amor, carinho e educação também levam uma pessoa a pensar assim. Mas realmente, já ganhamos tanto espaço que ainda há esperanças!

    Não irei comentar mais nada porque eu não tenho muito conhecimento sobre isso e eu posso estar completamente errada. Mesmo assim, gostei muito do seu post! Me fez refletir bastante :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certa! A caminhada é longa, mas não podemos nos contentar com pouco!
      Um beijo e obrigada <3

      Excluir
  8. Nossa, eu estou chocada com a maldade desse homem. Chega a ser nojento tudo o que ele fez. Muito nojento, por sinal. E tudo isso por machismo, por achar que mulher não tem direito a nada, muito menos direito de se defender. Eu entro nessa luta mesmo, brigo e xingo quem se acha melhor que mulher. Me dói ler comentários machistas até mesmo por parte delas porque parece que não é uma luta válida, mas é sim! Nós precisamos acabar com isso! Beijão, irmã <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por este comentário, Júlia! Estejamos juntas <3

      Excluir
  9. Estou angustiada de saber que pessoas se envolvem com gente capaz desse tipo de coisa.Eu sinceramente nem assisto mais Tv,pois não vemos mais coisas boas,e sim só calamidades como essa,eu não tenho muito conhecimento sobre o assunto,mas textos como o seu faz a gente refletir bastante,achei seu texto e o conteúdo abordado no seu blog diferente,parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Rafaela! Assistir TV está cada vez mais triste com tantas notícias ruins. Mas não podemos fechar nossos olhos e deixar isso acontecer sem fazer nada!

      Que bom que gostou do blog!

      um beijo

      Excluir
  10. Eu realmente não sei que tipo de ser humano acha que tal ato tem justificativa, que tipo de ser consegue olhar pra outro, semelhante a ti e sentir odio, seja por sexo, orientação sexual, cor, gênero. O mundo esta doente e achei maravilhosa a colocação do seu post. Quando vamos todos enxergar que estamos definhando em ignorância, falta de empatia e sem amor? Eu sinceramente não entendo tais atitudes, embora saiba que muitos ainda carregam educações antiquadas onde nossos bisavós, tataravós se achavam donos da razão e melhores que todo mundo, ter tal pensamento nos dias de hj é vergonhoso e medíocre. Eu tenyo muita fé de que vamos conseguir mudar isso. O que eu posso te dizer moça é, obrigado. Obrigado por não ser mais um(a) a se calar. 👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a você também por este comentário lindo!

      Um beijo!

      Excluir
  11. Achei o texto sensacional. Quantos seres que se acham "homens" ignorantes e de mente perturbadora. NADA justifica essa atitude irreparável dele, pessoas inocentes pagaram pela sua forma de pensar que era ridícula.
    Dessa forma vamos perdendo a ingenuidade dos seres humanos.
    Parabéns pelas palavras bem colocadas e sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Juh! O que ele fez não tem justificativa.
      Muito obrigada, fico feliz por ter gostado.
      Um beijo!

      Excluir
  12. Ultimamente está triste olhar os comentários das matérias, e o pior é que só é um reflexo da nossa sociedade, porque muitas vezes as pessoas não tem coragem de falar o que pensam, somente para os mais íntimos, mas na internet sentem-se protegidos. Mas a questão é: como conviver em uma sociedade assim? Como conseguimos viver até hoje assim? Até quanto conviver com um machismo tão cruel e vedado por "minha opinião"? Ótimo texto para reflexão, Jana. Nessas horas só consigo pensar: mais amor, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu penso é que essas pessoas sempre existiram, elas só estavam escondidas, e agora com a internet estão se revelando. :(

      Excluir
  13. O pior que e assim mesmo, eu já levei um tapa na cara de um ex uma vez por eu ser católica e ele evangélico, ele estava bêbado e passava algo sobre religião na TV do nada ele se revoltou e começou a brigar, o pior e que nao tive coragem de denunciar. Duas ex dele já avião me alertado que ele era violento mais nao acreditei.Nao sei oq se passa na cabeca dos "homens".

    ResponderExcluir
  14. Fiquei de cara com os comentários, como conseguem em meio a tanta violência explícita ainda querer de alguma justificar atos de uma pessoa que nem merece ser chamada de gente! É lamentável ter que ouvir isso no jornal e ainda ler comentários assim na net :(
    Você arrasou nas informações, está de parabéns.
    Um beijo.

    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
  15. Eu me senti tão animada quando deu meia noite, foi como se uma nova onda de esperança tivesse batido em mim, sabe? Tinha certeza que 2017 ia ser incrível, mas ai no dia seguinte acordo, abro o fb e a primeira coisa que vejo é uma notícia sobre isso... difícil.
    O foda é que pensamentos assim estão presentes na cabeça de muita gente, gente que anda da mesma calçada que eu, que a minha irmã, minha mãe... como se sentir segura sabendo que pessoas que pensam assim estão livres e prontos para tirar a nossa liberdade? A sensação de segurança é quase inexistente e sinto que isso não vai mudar pra melhor. Mas, bom, acho que o que podemos fazer a respeito disso é nunca parar de propagar a mensagem do feminismo e da empatia para as pessoas, por mais que as vezes seja bem difícil.

    Ah, nunca imaginei que ia te encontrar aqui na blogosfera hahaha

    Abraço!
    literarizandomomentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você por aqui?! hahaha
      Concordo com tudo o que você disse.
      bjs.

      Excluir