Minas Que Fazem: As ilustrações de Ana Paula Oliveira.

09:47

Oi gente! Hoje estou trazendo uma tag nova, que já estava no papel há muito tempo: a Minas Que Fazem. Aqui quero compartilhar com vocês algumas meninas que me inspiram e que podem inspirar vocês também. Sejam fotógrafas, ilustradoras, blogueiras ou qualquer outra coisa. Eu sei como é bacana conhecer gente que FAZ, pra dar aquele empurrãozinho que faltava pra a gente começar a produzir logo, né?

Para hoje, quero que vocês conheçam a Ana Paula Oliveira, lá de Guarapari - ES. Quem me acompanha no Instagram, talvez já tenha visto alguma ilustração dela. A Ana tem 28 anos, é casada há quase 10 e é mamãe da Fernanda, de 8 anos (que sonha em ser cientista!). Quer saber mais sobre ela? Então confira a entrevista:

Como você começou a se interessar pela ilustração?
Eu comecei a desenhar na adolescência, nessa época eu já gostava de desenhar rostos, mas não tinha nenhuma técnica. Depois disso, passei muito tempo sem desenhar nada, mas voltei em 2012, quando mudei de cidade e não conhecia ninguém. Aí comecei a desenhar por conta própria, virando noites treinando e pesquisando...

Qual desenho você mais se orgulha de ter feito?
Quando eu termino uma ilustração e compartilho, eu me desapego. Tem um desenho que fiz da cantora Alanis Morissette que eu gosto muito. Eu gosto dele não porque eu acho que ficou tão bom, mas sim porque ela viu e eu fiquei em choque! Afinal, eu passei minha adolescência ouvindo as músicas dela no meu quarto enquanto desenhava no meu diário, ilustrando decepções adolescentes. E agora, anos depois, eu a desenho e ela curte. Parece bobagem, mas ter uma interação com alguém que cresci ouvindo foi muito legal!



O que te inspira?
Eu gosto de desenhar gente. Tem essas pessoas que inspiram logo de cara, e eu acabo criando algo em cima disso. Não gosto de usar uma imagem e só reproduzir o que está nela, por isso, tento sempre compor uma nova imagem em cima dela. Filmes, séries e música são sempre boas inspirações. 

Quais materiais você usa para compor uma ilustração?
Eu uso poucos materiais, só o grafite, aquarela e nanquim.

Mais ou menos quanto tempo leva para um trabalho ser finalizado?
Eu costumo fazer um esboço em meia hora e deixo para colorir no outro dia, depois de decidir o que vou fazer para compor a ilustra. Mas vai muito da inspiração... às vezes eu faço direto e termino em uma ou duas horas.



Você estuda ou já estudou algo relacionado a arte/design?
Nunca fiz nenhum curso de ilustração, mas um dia, quem sabe...

Você tem ilustradores que admira e se inspira? Se sim, cite alguns deles :)
Uma das primeiras ilustradoras que me inspirou foi a Valfré, quando eu via aqueles desenhos, sempre batia a vontade de fazer alguma coisa do tipo. Mas tem várias outras, como: Paula Bonet, Lora Zombie, Camila Gray e Camila Averbek. Um dia chego lá!

Quais são seus planos para o futuro?
Eu pretendo trabalhar com ilustração de alguma forma, mas para isso, estou trabalhando a minha insegurança. Pretendo também aprender mais sobre a arte digital.



Quais dicas você daria para quem deseja começar a desenhar?
Eu sempre digo que não tem essa de "dom", para desenhar, é necessário apenas VONTADE e PACIÊNCIA. Desenhar é gostar tanto, que você passaria horas tentando fazer um rosto perfeito, estudando técnicas. A minha dica é essa: nunca fique comparando o que você faz com o que os outros fazem, apesar de ser bem difícil!

E aí, gostaram? Para saber mais sobre o trabalho dela, vocês podem acompanhá-la no Instagram, que está sempre sendo atualizado com desenhos lindos. E ainda por cima, lá ela posta alguns vídeos cantado (Sim, ela canta! E muito bem, por sinal!).

Para finalizar, olhem eu aí! haha


Um beijo.




You Might Also Like

4 comentários

  1. Muito legal a ideia dessa tag, gostei bastante Janaine! Adorei as ilustrações da Ana, minha favorita foi a que ela fez de você :) Super inspiradora a entrevista, viu? Parabéns para as duas!!

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Eu também adoro a ilustra que ela fez de mim, fiquei mó emocionada! hahaha Obrigada pela força <3

      Excluir
  2. Nossa, eu ia entrar em colapso se alguem se inspirassem em mim ao ponto de me desenhar, é uma honra imensa. Imagino a felicidade dela quando soube que a Alanis viu a ilustração! Admiro demais, é uma arte! Parabéns pela iniciativa dessa tag!
    www.rumorandhorror.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei muito feliz, MESMO! Haha <3 Sim, quando uma pessoa que você admira também reconhece seu trabalho (como é o caso da Alanis) deve ser muito incrível e recompensador.

      Excluir