Como é a faculdade de Jornalismo

20:34

Follow my blog with Bloglovin

Foto: Anthony Samaniego

Oi manas! Como esta semana é de volta às aulas, eu resolvi trazer um post muito especial pra mim, mas que provavelmente não vai despertar a atenção de todos, afinal, não é todo mundo que curte os lados humanas da vida, haha.

Para quem não sabe, eu sou acadêmica de Jornalismo pela UCS e estou no 4º semestre. Sei que muitas pessoas estão terminando o Ensino Médio agora e estão super em dúvida de qual curso da faculdade escolher (SE escolher algum, porque ninguém é obrigado a nada né?!). Por isso, resolvi fazer um mini guia sobre a faculdade de Jornalismo, com base no que eu aprendi até aqui.

Escolha do curso e vestibular

Desde criança, eu sempre gostei muito de escrever. Perdi a conta de quantos diários já tive, mas não eram diários do tipo “Querido diário, hoje eu fiz tal coisa...”, mas sim textos com começo, meio e fim, onde eu queria contar a história do meu dia como se fosse realmente um acontecimento histórico.  OK, não é pra tanto, mas eu realmente levava a sério essa coisa de ter um diário. Eu lembro que eu também curtia muito assistir Globo Repórter e A Liga (sério!). Eu achava incrível como aquelas pessoas (os jornalistas) podiam ir a lugares incríveis, conhecer celebridades, acompanhar momentos históricos, e ainda por cima ganhar dinheiro por isso (OK, eu nem pensava em dinheiro, eu era só uma criança). Desde então eu comecei a falar pra todo mundo que eu queria ser repórter, sem nem mesmo saber que não existia faculdade de repórter, e sim, de Jornalismo.
Confesso que nunca me preparei para o vestibular, eu passei de primeira chamada e foi bem fácil. O curso de Jornalismo é bem tranquilo para ser aprovado, juro. Não se preocupem com isso. O mais difícil foi conseguir a bolsa pelo Prouni depois.

Rotina

Na minha Universidade, o curso de Jornalismo dura em média 5 anos, divididos em 9 semestres de 5 cadeiras + a monografia. Aqui as aulas acontecem no turno da noite e no vespertino. O curso é bem dividido entre matérias teóricas e práticas, por isso, na minha opinião, acabou se tornando bem fácil (até mais fácil do que a escola, por vezes!). Mas uma coisa é verdade: nesse curso você precisa ler BASTANTE e escrever bastante também. Mas calma: as aulas práticas compensam e fazem você ir pra aula sem a sensação de que você é uma máquina de ler e escrever (olha o drama).



O que eu mais gosto no curso

Sem dúvidas, uma das coisas que eu acho mais incríveis é poder juntar a teoria da prática na hora de produzir documentários. Além de, é claro, ter QUATRO matérias de fotografia, que é o amor da minha vida. Por ser um curso mais dinâmico, os professores são bastante RELAX e divertidos, tornando as aulas super animadas. A maioria dos professores que tive até agora, propuseram “trabalhos” bem diferentes, como fotonovelas, debates (aqueles de eleição mesmo), gravar/cantar músicas, criar artigos com temas de nossa escolha, gravar programas, documentários, curtas e até mesmo teatros.

Dinâmica

Outro ponto importante para destacar, é que nos cursos de Comunicação a maioria dos trabalhos são feitos em grupo. Afinal, em uma TV, em um Rádio ou em uma Mídia Impressa ninguém trabalha sozinho. Por isso, é muito importante deixar de lado aquele pensamento lááá da escola, de que todo trabalho em grupo dá errado. Trabalhar em EQUIPE (note a diferença entre grupo e equipe), com todos fazendo o que gostam pode ser muito divertido. Fora que na Universidade você vai encontrar colegas que podem ter mais experiência do que você, assim um pode ensinar/ajudar o outro.
Além dessa parte de aprender como os Meios de Comunicação funcionam, o curso também dispõe diversas matérias que nos dão uma boa base sobre política, cultura, sociologia, filosofia, epistemologia, ética e muito mais.  Temas que são muito importantes para que um jornalista consiga dominar diversos assuntos. :)

Se você quiser saber mais sobre o Plano Curricular da minha Universidade, aqui você pode conhecê-lo e ainda saber mais outras coisas sobre o curso. Tenho certeza de que na maioria das Universidades o currículo é parecido (exceto a duração do curso, que geralmente é de 4 anos).

E aí, gostou do post? Alguém aí cursa ou já pensou em cursar algum curso na área da Comunicação? Me conte aqui nos comentários :) Um beijo e um volta às aulas incrível pra nós!

You Might Also Like

13 comentários

  1. Eu terminei minha graduação ano passado e agora estou pensando em estudar jornalismo. Meu amorzinho é escrever, mas não gosto de nada da parte de rádio/tv e essas coisas hahah mas já to me planejando pra fazer o próximo enem e cursar nem que sejam as cadeiras mais voltadas para escrita.

    dragoesencaixotados.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra falar a verdade nem tem taaantas cadeiras de escrita assim :(
      Mas recomendo muito o curso, de qualquer forma. <3
      Um beijo.

      Excluir
  2. Nossa super me identifiquei com você hahah! sempre amei escrever e inventa historia, tinha vários diários, ate que surgiu o blog ♥
    Na cidade onde você mora deve ser fácil, pois amiga aqui na capital de são paulo não e fácil, e super concorrido.
    eu desistir do jornalismo por saber que o mercado de trabalho não e tão bacana assim,e além de gosta de escrever eu gosto muito mais de me comunica e PESQUISA hehe, por isso fui para a área do marketing mesmo, eu tinha uma visão muito errada do jornalismo (meia fantasiosa ate) aquela coisa de trabalha em redações de revista e entrevista o ídolo hehe,sobre a grade currículo,acho que depende muito da faculdade :/ beijos e boa sorte no curso http://lamoonier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu esqueci de citar no post que é mais fácil em particulares haha. Em federal qualquer curso é difícil! hahaha
      Marketing também amor, já trabalhei com isso e gostava bastante.
      Um beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. AMEI esse post (e tô apaixonada pelo blog, que acabei de conhecer!)
    Quero muito fazer jornalismo, amo escrever e fotografar, escrevo desde novinha também e amo tudo que leio sobre os cursos de jornalismo, sempre!
    Adorei sua forma de escrever e a forma que você falou sobre o curso <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Laura. Eu também amei seu blog (que conheci há pouco tempo também) e pretendo acompanhá-lo sempre!
      O curso de Jornalismo é muito bacana, dinâmico e divertido. O mercado de trabalho que é complicado. Mas vai melhorar, eu tenho fé! haha

      Um beijo <3

      Excluir
  4. Eu sempre fiquei em dúvida entre jornalismo / publicidade e propaganda e psicologia. Até hoje tenho vontade de fazer as três - nem que seja uma após a outra hahaha. Levei bastante tempo para aceitar minha ideia pois me cobrava demais, mas agora não vejo a hora de entrar na faculdade e começar tudo de vez! Adorei o post!

    www.nathaliaorige.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito de psicologia e tinha essa dúvida sobre jornalismo e publicidade. Mas depois de entrar pra faculdade, percebi que eu gosto mesmo é de jornalismo mesmo, porque tem várias áreas da publicidade que eu não gosto. Fora que, como são cursos da mesma área, tem a possibilidade de eu trabalhar como publicitaria e/ou fazer uma pós-graduação, né!
      Um beijo <3

      Excluir
  5. Que delicia teu curso! Não sabia que tinha tanta cadeira de fotografia <3 amei amei e que lindo ver que tu gosta tanto da tua profissao <3 beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem bastante coisa de fotografia e eu pretendo fazer algumas outras cadeiras da faculdade de fotografia, pra aprender ainda mais hahha.

      Obrigada.
      Beijooosss!

      Excluir
  6. Que delicia teu curso! Não sabia que tinha tanta cadeira de fotografia <3 amei amei e que lindo ver que tu gosta tanto da tua profissao <3 beijo!

    ResponderExcluir
  7. Eu terminei o curso toda adiantada e já não aguentava mais ir para a universidade, imagina cursar cinco anos de jornalismo! Tem que ter muita disposição.

    ResponderExcluir
  8. Sempre tive a escolha de fazer faculdade de Arquitetura, e agora que está tão perto da decisão final surgem tantas duvidas, haha. Se não for incomodar muito, você poderia tentar trazer mais post sobre a sua faculdade! :D
    Estou gostando pakas do seu blog. Parabéns! ♥

    ResponderExcluir